PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PEDRO MARCELO LIMA DE OLIVEIRA

DISCENTE : PEDRO MARCELO LIMA DE OLIVEIRA
DATA : 19/07/2023
LOCAL: meet.google.com/vvk-ogep-snw

A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NA PREPARAÇÃO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA PARA O ENEM.

ENEM. Análise Combinatória. Software GeoGebra. Contextualização e interdisciplinaridade.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente um dos principais meios de acesso às universidades públicas e privadas do país. Em 2009, o exame passou por uma reformulação, dividindo-se em áreas do conhecimento. Entre as quais está a área de Matemática e suas Tecnologias, que contempla o conteúdo de Análise Combinatória. Para fortalecer o ensino de Análise Combinatória na preparação para a prova do ENEM, o presente trabalho propõe três sequências didáticas baseadas na elaboração de questões pelo autor sobre o tema. Neste sentido, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de produzir essas sequências que serão compostas por questões de Análise Combinatória que envolvem a situação-problema, a contextualização ou a interdisciplinaridade, com exercícios que permitam aos alunos contato com questões semelhantes às aplicadas no ENEM. Além disso, sugere-se a utilização do software GeoGebra como uma metodologia adicional para introduzir o conteúdo de Análise Combinatória. Na metodologia destas sequências didáticas, é proposto um plano de oito aulas de Análise Combinatória, dividida em quatro etapas cada uma delas. Durante cada sequência, é utilizado o software GeoGebra para aplicação das questões propostas pelo autor em momentos específicos das aulas. Além disso, apresentaremos a resolução das questões que foram aplicadas no ENEM no período de 2009 a 2022 sobre o assunto. Espera-se que as discussões aqui presentes possam contribuir para uma reflexão sobre a importância do ensino de Matemática fundamentado em situações-problema, contextualização e interdisciplinaridade, buscando aproximar, de forma mais efetiva, o processo ensino/aprendizagem o mais possível da matriz de referência do ENEM.

Presidente - 1669383 - MARIA JOSEANE FELIPE GUEDES MACEDO
Interna - 1766388 - ANTONIA JOCIVANIA PINHEIRO