PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO JOSE DE SOUZA SILVA

DISCENTE : FRANCISCO JOSE DE SOUZA SILVA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: meet.google.com/gdz-fxnq-edt

CONGRUÊNCIAS MODULARES: A APLICABILIDADE DA TEORIA DOS NÚMEROS NO SUPORTE À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Congruência modular. Matemática. Teoria dos Números.

O trabalho discorre sobre a evolução da Teoria dos Números, fazendo referência à fundamentação teórica de seus principais tópicos, mais especificamente relacionada às congruências modulares e a contribuição trazida por esta ferramenta como suporte na resolução de problemas, com exemplos de aplicações cotidianas; para isso, faz-se uma intervenção pedagógica sobre a “Congruência Modular no Ensino Médio”, em turmas de uma Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral de Fortaleza – Ceará. Metodologicamente, aborda-se a pesquisa qualitativa e pesquisa ação, objetivando, principalmente, utilizar a Congruência como uma metodologia para o desenvolvimento do raciocínio lógico ou letramento matemático no suporte à boa prática da capacidade de resolução de problemas e, consequentemente a elevação da auto estima do estudante, a confiança em sua própria capacidade. À partir daí, espera-se que os(as) alunos(as) percebam a importância do amparo que a temática entrega como ferramenta que produz solução. Como consequência natural, é esperado que soluções sejam conseguidas e, paralelo à tal conquista, venha o interesse e a motivação no estudo geral da Matemática. A exposição tem esteio pedagógico e legal na observação cuidadosa que foi feita na Base Nacional Curricular (BNCC, 2017). Pensamos que, se há noção e motivação em relação ao que está sendo abordado, os objetivos em relação à aprendizagem serão alcançados e haverá uma consequente melhora nos resultados de avaliações tanto internas quanto externas, ingresso ao ensino superior e demais objetivos alcançados.

Interno - 1673887 - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL
Externo à Instituição - ODIRLEI SILVA JESUS - UFRN