PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KAIO LAMAISON ARAUJO CAMPELO

DISCENTE : KAIO LAMAISON ARAUJO CAMPELO
DATA : 24/05/2023
LOCAL: meet.google.com/xpu-zfqb-bqa

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DAS HABILIDADES DA COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3 DA BNCC.

Resolução de problemas. Ensino Médio. BNCC.

O trabalho trata de uma estratégia de ensino realizado a partir da estratégia de resolução de problemas por suas características metodológicas, e por ser uma das abordagens mais usuais nas escolas brasileiras. Tem por objetivo propor situações problemas para o Ensino Médio na perspectiva do adensamento da prática pedagógica do professor de matemática com um olhar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando discutir a resolução de problemas como estratégica metodológica; bem como apresentar aos professores do Ensino Médio uma sequência didática de resolução de problemas matemáticos, que contemplem alguns dos objetos de conhecimentos de matemática no Ensino Médio, relacionados diretamente com as Habilidades da Competência “Específica 3 da BNCC”. Esperamos que a temática possa contribuir na reflexão da docência da matemática em consonância com os documentos normativos vigente (BNCC) no Ensino básico, de modo a estimular os professores tanto em sua prática docente ao escolher a resolução de problemas como uma das possíveis estratégias, quanto na produção de materiais pedagógicos que possam potencializar no estudante novas formas de organizar suas ideias, construindo assim argumentos e estratégias consistentes com ou sem o uso das tecnologias digitais para revolver problemas matemáticos.

Interno - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Interno - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES