NOVO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA ELETIVA DE MATEMÁTICA BÁSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO CEARÁ
Educação; pandemia; ensino médio; eletiva; matemática.
A educação básica brasileira tem sido motivo de preocupação há bastante tempo por conta dos
índices alarmantes de evasão escolar e resultados insuficientes nas avaliações internas e
externas realizadas nas escolas. Buscando melhorar a educação, surgem várias propostas de
mudança, uma delas é o novo ensino médio. Este trabalho busca informar o leitor sobre as
mudanças dessa etapa e propõe uma reflexão sobre sua efetividade. A análise deste estudo
leva também em consideração o período caótico de pandemia que enfrentamos em 2020,
discutindo sobre as consequências deste período para a educação brasileira. Ao longo deste
trabalho, será analisada uma das mudanças do ensino médio que são as eletivas, ministradas
no 1º ano, mais especificamente a eletiva de matemática básica I. Será estudado o impacto
que essa eletiva teve na escola Liceu do Conjunto Ceará, observando os resultados de uma
avaliação diagnóstica feita no início e no fim da eletiva. Todas as aulas estão detalhadas neste
trabalho para melhor compreensão da metodologia utilizada. Os resultados apontam para a
necessidade de se ofertar essa eletiva logo no primeiro semestre a fim de diminuir as
dificuldades desses alunos na disciplina de matemática e trazer para eles a consciência da
importância desse conhecimento. Por fim, o objetivo geral deste trabalho é entender como
diversos fatores podem afetar o aprendizado e como é importante ofertar disciplinas eletivas
que auxiliam no desenvolvimento dos alunos, seja para novos conhecimentos ou para buscar
sanar dificuldades já existentes.