PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAVIDSON ESTANISLAU DE GOIS LIMA

DISCENTE : DAVIDSON ESTANISLAU DE GOIS LIMA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cgu-jnfx-zbt

Sudoku Killer: A Matemática em forma de quebra-cabeça.

Sudoku; Aritmética; Lógica.

O presente trabalho trata sobre uso do Sudoku Killer, um tipo de quebra-cabeça cujo objetivo é colocar números em linhas e colunas sob certas condições lógicas, como ferramenta para o auxílio do ensino de Matemática. Esta pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio Dom Hélder Câmara, localizada na cidade de Fortaleza no Estado do Ceará com turmas do Ensino Médio, a partir da resolução do Sudoku e suas principais variantes. E apresenta como objetivo geral construir duas Sequências Didáticas, com o uso do Sudoku Tradicional e do Sudoku Killer, e aplicá-las em sala de aula. Tais sequências são a base das atividades desenvolvidas pelo professor com os estudantes de modo a facilitar a aprendizagem das operações aritméticas. Além disso, apresentamos alguns exemplos de aplicação do Sudoku com uma abordagem na resolução tanto do ponto de vista aritmético como em outros recursos da Matemática e dos Fundamentos de Programação. Ao finalizarmos a execução destas Sequências Didáticas, aplicamos um questionário com os alunos participantes para avaliarmos o nível de satisfação por parte deles, que inclusive mostraram-se bastante satisfeitos com essa nova abordagem no processo de ensino aprendizagem das operações aritméticas elementares.

Externo à Instituição - LEOMAQUES FRANCISCO SILVA BERNARDO - UFCG
Presidente - 1669383 - MARIA JOSEANE FELIPE GUEDES MACEDO