PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: AGLEILSON DE SOUSA BRASIL

DISCENTE : AGLEILSON DE SOUSA BRASIL
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Online via Google Meet

PROFMAT/UFERSA: Números, reflexões e ideias que não ficaram no papel

PROFMAT/UFERSA e a formação continuada de professores, Ensino de Matemática e Estatística, Certificação qualificada de professores de matemática.

O PROFMAT/UFERSA desde sua primeira turma em 2011 até os dias atuais já qualificou mais de cem
professores com diplomas para os professores da Rede Pública ou Privada de Ensino que nele ingressou. Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de mostrar alguns números obtidos e algumas ações em prol da dimámica do ensino de matemática que foram desenvolvidas, e que tiveram envolvimento de forma direta ou indireta de uma pessoas que atuam/atuaram no Programa. Nosso objetico, dentre outros, é mostrar nossa região em termos do ensino da matemática ontem e depois do advento do programa. O ano de 2005 foi um “divisor de águas” para a Matemática local. Com transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) para a Universidade Federal Rural do SemiÁrido (UFERSA), houve um alavancamento na área de Exatas em Mossoró. Dessa forma, foi feito um breve histórico do Ensino de Matemática no Nível Superior antes da UFERSA e foi visto que a Matemática superior se resumia, praticamente, ao Curso de Ciências com habilitação em Matemática da FURRN e após algumas mudanças, coincidência ou não, o Curso de Matemática atualizou sua matriz curricular também em 2005. As ações da SBM em união com o IMPA que beneficiam alunos e professores da Rede Pública de Ensino também foram citadas nesse trabalho. Sobre o PROFMAT, foi falado da estrutura a nível nacional e à nível local (PROFMAT/UFERSA) foi mostrado o regulamento além de ter sido feito um levantamento sobre o número de concluintes comparando com os demais números dos PROFMAT’s do Nordeste. Sobre o PAPMEM, foi mostrado a estrutura e sua importância em como programa “Pai do PROFMAT”. Sobre a OBMEP, foi feito um comparativo com os números dê premiações dos estados do Nordeste e também as premiações obtidas pelas escolas da cidade de Mossoró.

Ao estudar as listas dos alunos aprovados no ENA, um dos fatos que chamou a até foi os
alunos reingressastes e foi visto que apenas sete desses alunos conseguiram concluir o Curso.
Cinco desses reingressantes foram contactados a fim de saber as dificuldades encontradas
para que houvesse esse reingresso.
Com relação aos Egressos, foi feita um “busca” para encontrar onde eles estão atuando. Nos
Campi’s do IFRN foi visto um bom número atuando, com destaque para o Campi de Mossoró,
onde o Departamento de Matemática chegou a ter 60% dos professores formados pelo
PROFMAT/UFERSA. Entre as ações desenvolvidas por pessoas envolvidas com o PROFMAT/UFERSA foi destacada o Preparatório Intensivo de Matemática Básica (PIMAB), que prepara os alunos para os certames
que possuem provas de Matemática, porém é dada uma ênfase para as seleções dos IF’s.
A proposta desse trabalho é mostrar que apesar do Programa ser novo, em relação a muitos
outros mestrados que existem, os números do PROFMAT/UFERSA são um tanto satisfatório e
que algumas ideias não ficaram apenas no papel e findaram beneficiando outras pessoas.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES