PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GLEISSON BARROS DA SILVA

DISCENTE : GLEISSON BARROS DA SILVA
DATA : 24/02/2022
LOCAL: google meet

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PARTE DA GRADE CURRICULAR DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Educação financeira; Matemática Financeira; Sequências Didáticas.

O ensino de educação financeira é capaz de promover mudanças significativas no hábito de consumo, trazendo benefícios econômicos nas despesas pessoais e economia do país com um todo. Considerando isso, o objetivo desse trabalho é apresentar sequências didáticas envolvendo o ensino de educação financeira para alunos do ensino fundamental e médio, verificando seu nível de conhecimento com relação a bons hábitos, poupança e investimentos. Sendo assim, esse trabalho consiste na apresentação do estado da arte do ensino da educação financeira, do planejamento e etapas necessárias para a independência financeira e também em conceitos preliminares da matemática financeira. A partir das sequências didáticas propostas, busca-se quebrar barreiras que afastem alunos de baixa renda da educação financeira, incentivando-os em sua capacidade, desde que recebam a orientação correta. Acreditamos que o ensino proposto nesse trabalho pode contribuir significativamente para adesão desse ensino da educação básica iniciando-se pela orientação de educadores, que também provavelmente não receberam esses ensinamentos de modo específico ao longo de sua vida ou formação acadêmica.

Interna - 1766388 - ANTONIA JOCIVANIA PINHEIRO
Externo à Instituição - LEOMAQUES FRANCISCO SILVA BERNARDO - UFCG