PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROZENILTO JOSÉ DE LIMA

DISCENTE: ROZENILTO JOSÉ DE LIMA
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Videoconferência através do Google meet

UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Estudo. Ensino. Frações. Ensino Fundamental

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

É notória a importância da matemática no cotidiano de muitas pessoas. Historicamente, a matemática, está presente em nossas vidas. Durante a formação básica dos alunos, o conhecimento matemático é extremamente importante, pois ajuda na melhoria da sociedade de uma forma ampla e geral. Este trabalho objetiva analisar um manual de boas práticas sobre ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental, que poderá ser usado em sala de aula de matemática. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino/aprendizado de frações, usando as principais bases de dados disponíveis, sendo o Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, e a Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses. O levantamento dos principais problemas relacionados a aprendizagem de frações enfrentados pelos alunos em sala de aula apontados nesta pesquisa, podem contribuir para a tomada de decisão dos professores nas escolas, principalmente, para mudanças na forma de ensinar e cobrar mais atenção dos alunos para as questões operacionais com frações e despertar atitudes.

Presidente - 1809354 - ANDREA MARIA FERREIRA MOURA
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA