ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONCEITOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA. |
Análise Combinatória. Raciocínio Combinatório. GeoGebra. Tecnologias. Ensino de Matemática. |
O processo de ensino e aprendizagem de Matemática é composto por inúmeras variáveis, cabendo aos docentes a busca por metodologias e práticas diversificadas. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar o software GeoGebra como uma ferramenta auxiliar na resolução de problemas de Análise Combinatória, evidenciando a importância das novas tecnologias para o ensino de Matemática. O conteúdo de Análise Combinatória foi escolhido por ser um tema relevante ao currículo do ensino médio e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades, principalmente quanto à interpretação dos
problemas. Desse modo, na fundamentação teórica serão apresentados: o contexto histórico, os principais conceitos da Análise Combinatória e as estratégias para resolução de problemas de contagem. Na quarta seção foi possível explorar os vários recursos oferecidos pelo GeoGebra, tais como: planilha, cálculo simbólico(CAS), além das construções de figuras e
diagramas na janela de visualização para a resolução de problemas deste assunto. Espera-se que as ideias apresentadas, possam incentivar o uso da tecnologia em sala de aula, tornando a aprendizagem da Matemática ainda mais prazerosa.