PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA EDVANISE OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA EDVANISE OLIVEIRA
DATA: 08/09/2021

PROPOSTAS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO PAUTADAS NA INTERDISCIPLINARIDADE E NO USO DAS TDIC’S

Funções. Sequência Didática. Interdisciplinaridade. TDIC’s

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho foi elaborado em meio ao contexto de isolamento social ocasionado pela covid-19, que gerou grandes impactos nas escolas com a inserção do ensino remoto, exigindo do professor um novo modo de ensinar através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Influenciado por este cenário e por uma inquietude de construir algo útil a sociedade, a pesquisa em tela tem como objetivo principal, apresentar um compilado de atividades referente ao ensino de função, divididas em cinco sequências didáticas pautadas na interdisciplinaridade e no uso das TDIC’s. Essas sequências visam promover um maior interesse e participação dos alunos nas aulas, minimizando assim as dificuldades existentes no ensino de função e proporcionando uma aprendizagem significativa. Para tanto, foram realizados estudos sobre o ensino de funções tanto na BNCC, quanto nas matrizes de referências do ENEM e do SAEB, por serem documentos que norteiam a elaboração do currículo escolar. Em seguida, realizou-se um diagnóstico das dificuldades no ensino-aprendizagem de função. Diante das várias dificuldades apresentadas, optou-se pela a adoção da abordagem interdisciplinar e a inserção dos recursos tecnológicos, como alternativas para minimizá-las e facilitar a compreensão do conteúdo em pauta. Em meio a gama de recursos tecnológicos disponíveis na web, foram selecionadas quatro ferramentas que são de fácil acesso, gratuitas, práticas e algumas já conhecidas por muitos professores do ensino médio, que são elas: as plataformas digitais Youtube, Khan Academy, PhET e o Software GeoGebra. A construção das atividades, presentes nas sequências didáticas teve por base, propostas já aplicadas por outros professores relatadas em trabalhos acadêmicos, como também, o estudo sobre as possibilidades de aplicações para o ensino de função a partir das ferramentas selecionadas. Deste modo, espera-se que o material aqui apresentado, além de contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos presentes no ensino de função, colabore para uma mudança de hábito dos professores, na medida em que apresenta possibilidades de usar a web como referência de suas aulas, de modo torná-las mais dinâmicas e participativas. Por fim, busca-se que o apresentado nas sequências, em relação a interdisciplinaridade e a aulas pautadas em recursos tecnológicos passe a ser algo comum no ambiente escolar, uma vez que pode ser adaptável para qualquer assunto ou componente curricular.

Presidente - 1809354 - ANDREA MARIA FERREIRA MOURA
Interno - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA