ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Ensino. Análise Combinatória. Sequência Didática. Resolução de Problemas |
Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no ensino médio, estruturada na resolução de problemas. Sua motivação surgiu do fato de que, enquanto as expectativas quanto a esse processo são de que os estudantes desenvolvam o raciocínio combinatório, concebendo e utilizando técnicas que permitam realizar contagens de forma prática, o que se constata, em geral, são alunos extremamente dependentes de fórmulas, utilizando-as ainda de maneira praticamente automática e em questões consideravelmente monótonas. A metodologia de resolução de problemas adotada consiste de um método que combina as sugestões de Onuchic et al. (2019) e Polya (1995) e a sequência didática surge a partir de sua aplicação ao desenvolvimento dos tópicos de Análise Combinatória contemplados no ensino médio. O resultado, além de um passo a passo alternativo e construtivo para o ensino-aprendizagem de Combinatória, é um material recheado de discussões e considerações propícias a despertar reflexões quanto ao ensino de Matemática de forma geral, refletindo-se acerca de como vem sendo estruturado e de como com ele contribuir.