PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DIEGO DE FREITAS LIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO DE FREITAS LIRA
DATA: 23/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/gsm-tgah-scg
TÍTULO:

O TRIÂNGULO DE PASCAL E A MERITOCRACIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO TABULEIRO DE GALTON


PALAVRAS-CHAVES:

Tabuleiro de Galton. Triângulo de Pascal. Meritocracia. Sequência Didática


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Esta dissertação teve o objetivo de propor uma sequência didática para o ensino de probabilidade e
Análise Combinatória, mais especificamente o estudo do triângulo de Pascal e suas propriedades,
com o uso do Tabuleiro de Galton. E Utilizando esses conteúdos para fazer uma associação com a
Meritocracia. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), apresentada em sua versão final em
2017 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, enfatiza de material concreto e o uso das
tecnologias digitais para se adquirir algumas habilidades propostas para a área da Matemática e suas
Tecnologias, no intuito de buscar a construção da aprendizagem em sala de aula. Como a
associação de um conteúdo matemático com a meritocracia e uso Tabuleiro de Galton, não são
assuntos abordados no currículo do ensino médio, este trabalho surgiu da necessidade de aplicar
esse conteúdo matemático. Tal produto foi uma sequência didática, subsidiada pela abordagem
pedagógica de Gérard Vergnaud, a Teoria dos Campos Conceituais. O público-alvo desta sequência
didática constituiu-se de alunos de 2º ano do ensino médio. A proposta é baseada nos testes
numéricos e posterior observação da distribuição teórica de probabilidades. Abrangendo um pouco
mais este estudo e com o uso de um simulador do Tabuleiro de Galton feito no Geogebra,
observaremos a aproximação do histograma da distribuição das bolinhas nas colunas com a curva
gaussiana, associando com a meritocracia. A metodologia de pesquisa, voltada aos conteúdos e
produto educacional, se constitui de um levantamento bibliográfico de trabalhos científicos como
Teixeira et al(2008), Morgado e Carvalho (2015), Galton(1889), Young (1958), Sandel (2018),
IMDS (2021), IBGE (2021), Weber (1982), OCDE (2018),Vergnaud (2000), Barros (2010),
Assumpção (2011) e Brasil (2017).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Interno - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Presidente - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 16:31
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