A FORMAÇÃO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Matemática. Pedagogia. Dificuldades de Aprendizagem. SAEB.
Ao se comparar os resultados em Matemática de avaliações de desempenho em larga escala como o SAEB, de estudante de 5° e de 9° Anos é de fácil percepção que há uma evolução no aprendizado. Por outro lado, também é fato o grande número de estudantes que apresentam diversas dificuldades de aprendizagem em Matemática. Neste trabalho fazemos uma pesquisa bibliográfica e documental, e através destas e das análises de grades curriculares de três dos principais cursos de Pedagogia que se desenvolvem em Mossoró-RN, dos resultados das séries mencionadas em Matemática nas cinco últimas edições do SAEB e um questionário enviado a professores de ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental, tentamos responder qual a posição do ensino da matemática nos cursos de pedagogia. Os resultados nos evidenciam que os mesmos não são diferentes dos que acontecem em outras regiões à nível nacional, revelando que o ensino de matemática ocupa um lugar muito aquém do necessário a uma formação de professores de séries iniciais, no início de seu desenvolvimento cognitivo e de formar primeiros conceitos nesta disciplina.