PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIANO OLIVEIRA DE LOIOLA

DISCENTE: FABIANO OLIVEIRA DE LOIOLA
DATA: 13/08/2021
LOCAL: meet

COMO A AVALIAÇÃO DIAGÓSTICA REALIZADA PELA SEDUC INFLUENCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Avaliação Diagnóstica, Ensino e Matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A avaliação diagnóstica é um importante recurso pedagógico necessário para o professor tomar conhecimento da compreensão do aluno conforme um conjunto de habilidades e competências sobre um determinado componente curricular objetivando planejar sua ação de intervenção como preceitua Luckesi (2011). Esta situação, junto a utilização das avaliações externas como suporte pedagógico, tem motivado o desenvolvimento de pesquisas na intenção de melhorar a aprendizagem. Exemplificando, Silva (2019) e Ferreira Filho (2020) buscam compreender a realidade a qual estão inseridos propondo soluções dentro de cada contexto. A pesquisa estudou a Avaliação Diagnóstica realizada na rede estadual de nível médio do Ceará. Diante disso, aplicou-se um questionário semiaberto em três escolas da cidade de Quixadá com modalidades de ensino diferentes (uma Escola Profissional, uma em Tempo Integral e uma Regular), na qual, foram analisados os resultados procurando observar como a realização dessa avaliação auxilia no ensino e na prática do professor de matemática. Os resultados obtidos indicam o começo de conversa entre os atores envolvidos no processo avaliativo, favorecendo no aprendizado dos alunos.

Externo ao Programa - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Interno - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE