PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ RILKE LEITE FREIRE

DISCENTE: JOSÉ RILKE LEITE FREIRE
DATA: 06/08/2021
LOCAL: Online-meet
MODELAGEM MATEMÁTICA E A CALCULADORA GRÁFICA GEOGEBRA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM

Função Afim; Softwares Educativos; Modelagem Matemática; Calculadora Gráfica GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
Este trabalho tem por objetivo analisar o ensino da Função Afim a partir de metodologias alternativas que possibilitam uma melhoria na aprendizagem dos alunos, visando também uma otimização dos resultados nas avaliações externas. Para a pesquisa, utilizou-se de um referencial teórico voltado à aspectos relacionados à formação dos professores, às novas tendências de ensino de matemática, assim como, o uso de softwares educativos nas salas de aulas. Para tanto, foi aplicada uma oficina que se apresentou em três etapas. Na primeira etapa foram elaboradas situações-problema em que se faz presente a Modelagem Matemática como proposta metodológica, sendo analisado o desempenho dos estudantes mediante os descritores do SIMAIS (Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional). Na segunda parte da oficina, foi trabalhado o conteúdo a partir do livro didático, fazendo paralelos com os itens abordados na parte inicial. Na última etapa, desenvolveu-se uma atividade com o aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra para observar as contribuições que o uso de softwares matemáticos pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem do assunto. Após a aplicação das três etapas da oficina, foi feito um relato sobre como se deu o desenvolvimento da mesma, assim como uma análise qualitativa dos resultados alcançados pelos estudantes nas resoluções dos problemas propostos, comparando o desempenho com as habilidades buscadas em cada atividade.

Presidente - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE
Externo à Instituição - RENIVALDO SODRÉ DE SENA - IFCE
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 09:30