FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO USANDO O GEOGEBRA NO CONTEXTO DO TRABALHADOR DA CERÂMICA |
Sequência didática. Função afim. Geogebra.
Este trabalho tem como proposta apresentar uma sugestão de sequência didática que visa promover a articulação entre a vida cotidiana dos estudantes aos conceitos matemáticos. O fator motivacional surgiu da intenção de elaborar uma sequência didática que aproxime a matemática da vivência cotidiana emergindo a partir dos resultados da avaliação externa SPAECE, classificando como crítico o descritor 28, revelando, assim, o déficit dos estudantes em compreender e representar características gráficas e algébricas da função afim. Nesse sentido a proposta se converte em um suporte alternativo didático que tende a valorizar os conhecimentos socioculturais e econômicos dos estudantes, através da tendência etnomatemática, e do uso de recurso tecnológico. Partindo desse contexto, essa pesquisa tem o objetivo geral: subsidiar a prática docente com a sugestão de uma sequência didática com atividades realizadas no software de geometria dinâmica Geogebra. Posto isto, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo e bibliográfico. Apoiamo-nos nas discussões da Base Nacional Curricular Comum (2017), Brousseau (2008), Fani (2020), Iezzi et al. (2016), Luckesi (2018), Pippolo (2010); Sousa e Garcia (2016), Vidal (2015), entre outros que contribuíram com a construção da proposta didática integrada à conjuntura do trabalhador da cerâmica do município de Russas/CE, pois julgamos ser relevante promover o encontro entre a matemática e a vida prática, com vistas dirimir discursos pautados em que a matemática não é útil ou é completamente incognoscível.