ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E FUNÇÕES HIPERBÓLICAS
Funções Trigonométricas; Funções Hiperbólicas; Ensino; Tecnologia |
Ensinar da matemática de forma a contextualizar e aplicar os conceitos para aqueles que tem esta disciplina como alvo tem se tornado cada vez mais desafiador em meio a uma sociedade com um vasto aparado tecnológica. Diversos pesquisadores se dedicam a buscar métodos alternativos de apresentar estes conteúdos aos seus aprendizes. Visando este fim, este trabalho
apresenta abordagens metodológicas na realização do estudo das funções trigonométricas e funções hiperbólicas. Estes tipos de funções apresentam muitas aplicações em vários campos da ciência. Temas como estes são a priori abordados em cursos de ensino médio e cursos de ensino superior que tenham a matemática como base. Aqui é feito um estudo teórico destes dois
tipos de funções baseando-se em ferramentas metodológicas alternativas para o seu aprendizado. Entre estas ferramentas podemos citar softwares, aplicativos para celulares e tablets e linguagens de programação. As ideias dispostas neste trabalho podem ajudar os interessados no tema a buscar um aprendizado mais eficaz por meio de recursos tecnológicos utilizados de forma ampla pelos segmentos de pesquisa científica e meios sociais.