PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA
DATA: 18/06/2021
LOCAL: Vídeoconferência

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO EXTERNA - SIMAIS

Avaliação externa. Ensino de Matemática. Prática pedagógica. SIMAIS.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A matemática sempre fez parte da vida do homem em razão de sua importância no cotidiano, por isso, faz-se necessário a aquisição de conhecimentos que possibilitem a cada indivíduo a capacidade de utilizá-la em diferentes situações. Assim, a escola, nestes tempos modernos, exerce cada vez mais um papel importante na vida dos alunos prepará-los para os desafios de um mundo permeado pela tecnologia, das novas linguagens matemáticas e, com isso, surge a necessidade de que os alunos saibam interpretar, relacionar a teoria didatizada à prática, a construir significados, a resolver problemas. O que colabora para inquietações que se mostram presentes no nosso trabalho como professor da disciplina de Matemática. Tendo em vista que ainda perdura o desinteresse de muitos alunos, o baixo índice de rendimento na disciplina, identificados por meio da avaliação, surge esta pesquisa, com o objetivo de contribuir, principalmente, para o melhoramento dos índices de rendimento da avaliação externa SIMAIS da escola campo de pesquisa. Nesse sentido, o aporte teórico foi baseado nos pressupostos de Pais (2006), Luckesi (2013), Brasil (2018), França (2010), entre outros. Por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo interpretativista e aplicada, procuramos intervir na nossa própria prática pedagógica configurando-se também numa pesquisa-ação. Por meio desse caminho metodológico, obtermos e tecermos considerações acerca do corpus aplicado, simulado voltado para os alunos, a fim de que possamos tecer reflexões sobre um dos fatores que circundam o processo de ensino aprendizagem, que é a avaliação externa SIMAIS. Os participantes são 25 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, e o instrumento utilizado foi um simulado referendado na prova do SIMAIS, por meio de uma intervenção. O processo interventivo foi aplicado por meio de três oficinas pedagógicas, ministradas de forma remota por meio do aplicativo Google Meet. A análise do processo interventivo nos permitiu concluir que é importante avaliar continuamente, de dá real importância aos resultados da avalição externa para refletir sobre a própria prática e repensar novas estratégias para assegurar a aprendizagem dos alunos. A intervenção realizada nos mostrou claramente que é preciso inovar para despertar mais interesse dos alunos, sendo necessária a inserção de ferramentas tecnológicas, de materiais lúdicos e espaços físicos que despertem a curiosidade, a mediação dos conteúdos e assim, propiciar a produção de saberes matemáticos. Podemos dizer que o nosso trabalho contribuiu para que os alunos vissem a matemática como uma disciplina de fácil compreensão, mas também permitiu reconhecer a avaliação como instrumento importante para se autoavaliar.

Presidente - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN