EXCEL: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Matemática, Informática, Excel, Ensino e Aprendizagem
Este trabalho é um estudo sobre o uso da informática em aulas de Matemática, mais precisamente, a utilização do programa Excel como instrumento de ensino e aprendizagem. Este se constitui num trabalho de caráter bibliográfico, porém qualitativo, por expressar a necessidade do uso de novas tecnologias nas escolas de Educação Básica. Apresenta-se então dividido em capítulos, que mesmo considerados separadamente, formam um todo organizado e se interligam por meio das considerações expostas. No primeiro capítulo, aborda-se a Matemática enquanto ciência, desde o seu surgimento aos dias atuais bem como o significado da mesma. O segundo capítulo trata-se do ensino e da aprendizagem de Matemática, tecendo comentários sobre o que é ensinar e aprender, mas acima de tudo, o que é ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. O terceiro capítulo mostra o uso das novas tecnologias no contexto educacional, considerando principalmente o uso de computadores nas aulas de Matemática para que seja possível assim a utilização do Excel.