PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAUL MOÉSIO LIMA MAIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAUL MOÉSIO LIMA MAIA
DATA: 29/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Webconferência - Google Meet - meet.google.com/iop-azmt-imr
TÍTULO:

O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência Didáticas; Ensino e aprendizagem de Matemática, Formação continuada de Professores.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso de Sequências Didáticas (SD) como propostas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, pretendemos com este trabalho ressignificar e buscar alternativas que possam auxiliar o professor no processo de ensino de alguns conteúdos da Matemática, bem como investigar possibilidades para estruturar SD para este fim, buscando práticas inovadoras que contribuam de forma eficiente para os desafios encontrados atualmente nas aulas de Matemática. Nos baseamos na pesquisa qualitativa, tipo pesquisa bibliográfica, onde foram reconstituídos sinteticamente os referenciais que dão base ao estudo. Em seguida, elaboramos as atividades que constituíram as SD. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram: Potenciação e Radiciação, Área e Perímetro, Frações e Teorema de Pitágoras. Escolhemos esses conteúdos por percebermos, ao longo do nosso percurso na docência, que as dificuldades de aprendizagem nas referidas temáticas são recorrentes. Acreditamos, que a partir da elaboração de uma SD poderemos apresentar ao estudante situações de aprendizagens mais interativas de modo que o mesmo possa compreender melhor a Matemática. Esperamos que as SD elaboradas e o referencial bibliográfico aqui reconstituídos, contribuam para que os professores de matemática, possam desenvolver suas próprias SD, colaborando assim para o ensino e aprendizagem da disciplina. É nesse contexto que concebemos a ideia de que o aporte da formação para professores de Matemática, configura-se como atividade fundamental, uma vez que pode ser articuladora do conhecimento científico da matemática com o aspecto didático, o fazer docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1766388 - ANTONIA JOCIVANIA PINHEIRO
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS - UFERSA
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 27/10/2020 09:40
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