PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOHN NATHAN PEREIRA DE CARVALHO

DISCENTE: JOHN NATHAN PEREIRA DE CARVALHO
DATA: 10/07/2020
LOCAL: Google Meet Link: meet.google.com/qfr-rqqi-bup

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS E APLICAÇÕES: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO USANDO O GEOGEBRA

Funções Trigonométricas, Proposta Didática, GeoGebra, Aplicações.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Uma realidade muito comum entre os centros educacionais do nosso país são as dificuldades encontradas pelos professores no ensino de Matemática. As investigações realizadas por pesquisadores sobre essas dificuldades no ensino de Trigonometria concluem que há necessidade de mudança na metodologia em que esse conteúdo é apresentado aos alunos, de modo que permita-os descobrir padrões, explorar e usar conceitos matemáticos para a melhoria do aprendizado. Ainda, ao observar os resultados nas avaliações nacionais de aprendizagem, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), é notória a defasagem na aprendizagem da disciplina. Daí, é preciso pensar em uma estratégia para que os docentes lecionem esse conteúdo e sua aprendizagem seja eficaz. Portanto, neste trabalho será apresentado uma proposta didática para o ensino das funções trigonométricas que contempla o contexto histórico dos fatos importantes do desenvolvimento da Trigonometria desde os primórdios, um levantamento acerca das habilidades do ENEM que os estudantes devem desenvolver ao final da escolaridade básica e que estão associadas ao estudo das funções trigonométricas, bem como os descritores do SAEB. Também conta com um roteiro do conteúdo a ser ministrado utilizando o software GeoGebra, aplicações do tema e questões do exame e de vestibulares, objetivando tornar o ensino das funções trigonométricas mais dinâmico, interessante e significativo, deixando claro que a trigonometria é uma ciência em constate evolução repleta de aplicações no nosso cotidiano e, não somente, como um conteúdo matemático usado para calcular distâncias inacessíveis. A inserção das aplicações e das situações problemas ajudará, por si só, a responder as indagações dos estudantes: “para que isso serve?” ou “onde vamos utilizar esse conteúdo?”, que aumenta ainda mais a necessidade de domínio do assunto e de uma metodologia que possa resultar em uma aprendizagem significativa. O foco será mostrar os parâmetros dos seus coeficientes, interpretando a sua imagem e seu período através das representações gráficas das funções do tipo f(x)=a+b∙sen(c∙x+d) e g(x)=a+b∙cos(c∙x+d), que são expressões muito utilizadas para modelar fenômenos periódicos.

Presidente - 1526099 - LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE
Interno - 1809354 - ANDREA MARIA FERREIRA MOURA