UM ESTUDO DAS QUESTÕES DA OBMEP SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Resolução de Problemas; OBMEP; Análise Combinatória
O presente trabalho tem o objetivo de formar um material autossuficiente para professores
do ensino básico trabalharem, por meio da resolução de problemas, tópicos de contagem.
Inicialmente é apresentado todo um apanhado sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas - OBMEP, mostrando alguns de seus principais programas, resultados
particulares/locais de estudantes e premiações nacionais para o ano de 2019. Mostramos
que a resolução de problemas como prática pedagógica é de fundamental importância
para o ensino da matemática, e que a partir dela conseguimos atrair a atenção do aluno
para os mais diversos desafios matemáticos. Contamos ainda com um capítulo onde são
apresentadas todas as questões sobre análise combinatória de primeira fase do nível 3 da
OBMEP mostrando todas as soluções oficiais disponibilizadas na página do programa
e ainda, sempre que possível uma solução alternativa, com caminhos e passos a serem
seguidos. Para cada um desses problemas é elaborado um pequeno roteiro para o professor
com dicas de resolução, sugestões de problemas mais simples e correlatos ao apresentado.
Todo o conteúdo necessário para a resolução das questões está ainda exposto no capítulo 3
desta dissertação, formando assim um material que servirá de base para professores da
educação básica, com foco no ensino médio.