PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: AURICELIO CARNEIRO DE MORAIS

DISCENTE: AURICELIO CARNEIRO DE MORAIS
DATA: 02/06/2020
LOCAL: Sera realizada via vídeo conferencia (Google Meet)

UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO USANDO ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO.

Matemática, Motivação, Atividades, Aprendizagem significativa, Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Considerando os dados recentes das principais avaliações externas da Educação Básica em Matemática (ENEM, SAEB, PISA e SIMAIS) e os seus respectivos resultados, vê-se que a aprendizagem Matemática está num nível muito aquém do desejado e, em especial e de modo mais preocupante na etapa final – o Ensino Médio – assim também, como o frequente desentusiasmo que muitos estudantes possuem pela Matemática são situações que justificam a importância e relevância desta pesquisa. O principal objetivo deste trabalho é tornar a aprendizagem da Matemática mais atrativa para os alunos, propondo o encorajamento de suas potencialidades e as reflexões decorrentes deste processo. Além disso, propõe disponibilizar material didático de qualidade para os professores utilizarem ou adaptarem para a sala de aula, utilizando as técnicas de motivação descritas no livro – a arte de motivar os estudantes do Ensino Médio para a Matemática – dos autores Alfred S. Posamentier e Stephen Krulik. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada com objetivos exploratórios e descritivos através de uma pesquisa-ação, iniciando com a busca e análise dos resultados das principais avaliações externas em Matemática, seguindo com um estudo teórico sobre as estratégias de motivação, passando pela escolha das atividades, a elaboração das estratégias de aplicação, o emprego destas em sala de aula e, por fim, a análise das falas dos estudantes até chegar aos resultados. Desse modo, observou-se que as atividades propostas utilizando as técnicas de motivação abordadas atenderam aos objetivos propostos, motivaram os alunos durante a realização destas, dando-os voz e vez e, permearam discussões que ocorreram entre os próprios alunos e o professor durante todo o processo estando registradas no presente trabalho através de diálogos. Isto permite concluir que o emprego de atividades, alicerçadas nas técnicas de motivação, possibilitou averiguar em que nível de aprendizagem estão os alunos, além da possibilidade de analisar como estes aprendem, desmistificando a ideia de que apenas alguns alunos têm capacidade de compreender a Matemática. Tudo isso oportunizou uma maior motivação dos alunos pela Matemática, tão essencial e imprescindível para a construção de uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades e a formação de competências.

Interno - 812.203.164-15 - FRANCELIZA MONTEIRO DA SILVA DANTAS - UFERSA
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Externo ao Programa - Tec Administrativo - 1210469 - MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS
Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES