PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BRUNO REUBER MAIA PINHEIRO

DISCENTE: BRUNO REUBER MAIA PINHEIRO
DATA: 11/11/2019
LOCAL: Sala 21 da PROPPG

A ABORDAGEM DA ÁLGEBRA DENTRO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL: MUDANÇAS E PROPOSTA PARA SALA DE AULA

Álgebra, Currículo, pensamento algébrico, ensino e aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

É perceptível que há inúmeras dificuldades em torno do ensino/aprendizagem da Matemática. A vivência em sala de aula mostra isso, porém as dificuldades se potencializam quando os alunos se deparam com a álgebra, algo que é bem exigido, pois incita a criatividade, a visão mais ampla e a generalização. A seguinte pesquisa tem como objetivo analisar o currículo em relação à álgebra, apontando as mudanças feitas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e propor atividades diferenciadas para o cotidiano de sala de aula. Foram realizadas leituras sobre o currículo do ensino fundamental, análise da BNCC, dos PCNs, de livros didáticos, além de vivências de sala de aula e aplicação de atividade de intervenção. A pesquisa mostrou que Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dividiam os conteúdos em quatro blocos: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas, e tratamento da informação. A álgebra era incluída em números e operações discretamente no 3º ciclo (6º e 7º ano) e com maior aprofundamento no 4º ciclo (8º e 9º ano). Agora, a BNCC traz mudanças significativas para o campo da álgebra, propondo cinco unidades temáticas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística, como pode perceber a álgebra agora é uma unidade temática, que se interliga com as outras, e será aplicada desde anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) até os anos finais do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), diferente do que os PCNs recomendavam. Em meio a essa mudança de currículo, a vivência em sala de aula comprova que o ensino a partir de cooperação em rede tem sido muito eficaz. Currículos vão se modificando e colocam os alunos cada vez mais como exploradores do próprio conhecimento e aos professores a refletir e reinventar a sua didática em sala de aula. O desafio agora é a álgebra nos anos iniciais do fundamental. Os novos livros didáticos do 6º ao 9º ano já seguem as normas da BNCC, mesclando atividades de pesquisa e cooperação, trabalhando o pensamento algébrico desde cedo. Dessa forma, ajudando a minimizar as dificuldades enfrentadas nos anos finais.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Interno - 1900213 - MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ