PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLÁUDIA RAQUEL ALVES

DISCENTE: CLÁUDIA RAQUEL ALVES
DATA: 27/09/2019
LOCAL: A definir

UMA PROPOSTA DO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM FOCO NO ENEM

Geometria Espacial. Proposta didática. Ensino médio. ENEM.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

No dia a dia da sala de aula percebeu-se que os alunos apresentam dificuldades em aprender de forma significativa os conteúdos matemáticos. O fato de a Geometria Espacial sempre ser um conteúdo presente nos documentos que orientam o ensino de matemática e também ser cobrado nas provas do ENEM, que é hoje a principal forma de acesso ao Ensino superior, fomentou a busca por uma forma de ensino, que priorize os conhecimentos do cotidiano do aluno. Nesse sentido, o presente trabalho trará uma proposta didática para o estudo de Geometria Espacial no Ensino Médio. Inicialmente, faremos uma análise documental, mostrando a importância do ensino de Geometria Espacial na etapa do Ensino Médio, bem como sua abordagem na prova do ENEM. A implementação das aulas será realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, utilizando uma turma como Grupo Experimental (GE) e outra turma como Grupo Controle (GC). No GC utilizaremos aulas com explicações tendo como principal fonte de pesquisa o livro didático. No GE aplicaremos aulas abordando o assunto, a partir de aulas planejadas, de modo a utilizar conhecimentos adquiridos em diferentes situações, com o intuito de explorar diversos conceitos geométricos. Durante a aplicação da proposta didática nas aulas verificou-se que, os estudantes em sua maioria participaram das atividades propostas demonstrando interesse em confeccionar os sólidos, ou mesmo utilizar aqueles que já tinham disponíveis no laboratório da escola. Na análise dos resultados, verificou-se que o GE apresentou um resultado melhor do que o GC, no que se refere a identificação das figuras que representam poliedros e no que diz respeito a identificação de vértices, arestas ou faces dos poliedros e identificação de figuras espaciais presentes no seu cotidiano.

Presidente - 1752076 - IVAN MEZZOMO
Interno - 1702873 - MATHEUS DA SILVA MENEZES