PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ELVIS MAIKON REGES SOUSA

DISCENTE: ELVIS MAIKON REGES SOUSA
DATA: 26/09/2019
LOCAL: Sala 22 do prédio da PROPPG

EQUAÇOES DIOFANTINAS LINEARES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO JOGO MATEMÁTICO

Equações diofantinas Lineares. Ensino Médio. Jogo.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho apresenta-se como uma proposta de inserção do conteúdo equações diofantinas lineares no Ensino Médio. Tamanha idealização se justifica pelo fato desse tema modelar diversas situações-problema do cotidiano do aluno, favorecendo o desenvolvimento do seu raciocínio lógico e oferecendo-lhe suporte e motivação para compreender melhor outros assuntos associados, como os sistemas lineares. Observa-se o referido conteúdo, quase que com exclusividade, ser ministrado no Ensino Superior, normalmente na disciplina de Teoria dos Números. Sabe-se, no entanto, que os conceitos que estruturam essa temática são ministrados desde o Ensino Fundamental e são, portanto de total acesso aos alunos do Ensino Médio. O procedimento de aplicação do tema foi planejado de modo a não coincidir com o modelo ao qual o assunto é ministrado na graduação, o que seria um despropósito. Também foge da maneira com as quais são abordadas as aulas no método tradicional de ensino e que os estudantes envolvidos já estão acostumados. Toda a prática foi desenvolvida a partir de dois momentos com os alunos da Escola de Ensino Médio Francisco Moreira Filho, do município de Tabuleiro do Norte – CE. O primeiro momento, a título de ensaio, reuniu alunos de diversas turmas da escola. O segundo, por sua vez, ocorreu em uma mesma turma de 3ª série. Nessa oportunidade, as atividades transcorreram em dois dias letivos. No primeiro dia, foi entregue aos alunos uma lista de atividades de conhecimentos prévios sobre o conteúdo matemático que seria abordado. Em seguida, passou-se a realização própria do jogo, com a leitura e discussão das regras, a disputa entre duplas e por fim a apuração dos pontos do jogo, elegendo-se a equipe campeã. O segundo dia iniciou-se com uma nova lista, agora abordando assuntos pertinentes ao jogo e ao ensino da Matemática. Por fim, foram trabalhados os tópicos matemáticos relacionados à atividade lúdica, culminando o processo com a apresentação das equações diofantinas lineares e seu método de resolução.

Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Presidente - 1612618 - FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA