O DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
geometria; ensino da matemática; desenho geométrico
Os dados das avaliações em larga escala nos mostram que a educação escolar no Brasil está em crise e em meio a essa crise um dos pontos frágeis está no ensino-aprendizado de matemática. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, onde apresentamos a história do ensino da matemática, com o enfoque na geometria, e a história do desenho geométrico e sua influencia em outros ramos das ciências e das artes. Esta pesquisa reflete o modus operandi do pesquisador, que ministra suas aulas de geometria com o amparo da régua e do compasso na educação básica. Esse trabalhobusca mostrar uma alternativa para melhorar a aprendizagem dos alunos nesta área da matemática, que segundo Pavanello, vem sendo abandonada nas últimas décadas, com uma forte influência do Movimento da Matemática Moderna, que procurou focar o ensino nos procedimentos algébricos em detrimento dos geométricos. Neste trabalho lançamos mão de uma proposta de ensino de geometria com a utilização de instrumentos de desenho, régua e compasso, apresentando uma sequência didática sobre triângulos, abordando algumas das propriedades deste polígono. Sequencia esta indicada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano de ensino médio, inseridas na abordagem de geometria plana.