PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WILLAMY ADRIANO MATIAS DA SILVA

DISCENTE: WILLAMY ADRIANO MATIAS DA SILVA
DATA: 20/08/2019
LOCAL: Sala 24 do prédio da PROPPG

O DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

geometria; ensino da matemática; desenho geométrico

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Os dados das avaliações em larga escala nos mostram que a educação escolar no Brasil está em crise e em meio a essa crise um dos pontos frágeis está no ensino-aprendizado de matemática. Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, onde apresentamos a história do ensino da matemática, com o enfoque na geometria, e a história do desenho geométrico e sua influencia em outros ramos das ciências e das artes. Esta pesquisa reflete o modus operandi do pesquisador, que ministra suas aulas de geometria com o amparo da régua e do compasso na educação básica. Esse trabalhobusca mostrar uma alternativa para melhorar a aprendizagem dos alunos nesta área da matemática, que segundo Pavanello, vem sendo abandonada nas últimas décadas, com uma forte influência do Movimento da Matemática Moderna, que procurou focar o ensino nos procedimentos algébricos em detrimento dos geométricos. Neste trabalho lançamos mão de uma proposta de ensino de geometria com a utilização de instrumentos de desenho, régua e compasso, apresentando uma sequência didática sobre triângulos, abordando algumas das propriedades deste polígono. Sequencia esta indicada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano de ensino médio, inseridas na abordagem de geometria plana.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Interno - 812.203.164-15 - FRANCELIZA MONTEIRO DA SILVA DANTAS - UFERSA