PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RICARDO MARTINS DOS SANTOS

DISCENTE: RICARDO MARTINS DOS SANTOS
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Sala 22 - PROPPG

A DIDÁTICA DE ENSINAR MATEMÁTICA ATRAVÉS DA REALIDADE COTIDIANA DO ALUNO

Educação matemática, didática, cotidiano.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar uma diferente didática de ensino da matemática, destacando a importância de associar aos conhecimentos teóricos, compartilhados em sala de aula e adquiridos pelos livros, ao cotidiano do aluno. Entendemos que essa relação facilita a obtenção e fixação dos conhecimentos e, consequentemente, aprendizagem do aluno, uma vez que sua aplicabilidade será vivenciada diariamente. A abordagem também auxilia o professor a ter um olhar mais apurado no desenvolvimento de suas aulas, nas metodologias utilizadas para cada conteúdo. Relatou-se como se encontra, atualmente, o processo e os métodos de ensino da matemática, o papel do professor, a importância de se aprender matemática, as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, culminando para a abordagem sobre a matemática do cotidiano. A pesquisa foi realizada através de um apanhado da literatura e por meio de indagações e dúvidas dos alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, representando, respectivamente, a Escola José Ayrton Teixeira e a Escola Estadual Professora Adalgiza Bonfim Soares. Conclui-se que a matemática está inserida e fundamentada em nossas rotinas mais comuns, e que o ensino utilitário da mesma destaca o seu valor para além das fórmulas e resolução de exercícios, mostrando sua amplitude, importância e benefício no dia a dia das pessoas.

Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA