A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Ensino Médio. Ensino de Matemática. Construtivismo. Recursos didáticos. Objetos de Aprendizagem.
O presente trabalho tem por objetivo promover o uso de recursos didáticos e objetos de aprendizagem voltados para o ensino de conteúdos matemáticos diversos e sugere a utilização de uma abordagem construtivista de ensino, ao invés da abordagem tradicional.
Com o construtivismo, considera-se que o conhecimento pode ser adquirido através de ações espontâneas onde o professor é o responsável em instigar a curiosidade, interação e participação do aluno em sua aprendizagem. Por meio de um estudo experimental, buscou- se avaliar se a utilização desses recursos nas aulas de matemática promove um melhor desempenho no rendimento dos alunos e despertam a curiosidade e investigação. O grupo experimental teve acesso aos recursos didáticos e objetos de aprendizagem aliados à proposta de ensino construtivista e o grupo de controle teve acesso ao recurso didático restrito a livro, quadro e pincel aliado a uma proposta de ensino tradicional. Os resultados mostraram que o grupo experimental obteve melhor rendimento em relação ao grupo de controle.