ANÁLISE DO PROJETO SIPPEM NO MUNICIPIO DE RUSSAS - CE
Formação continuada, ensino e aprendizagem, intervenções pedagógicas, avaliações;
Esta pesquisa descreve uma análise do Projeto SIPPEM (Sistema de Intervenção Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática), criado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Russas no ano de 2013. O projeto SIPPEM tem por finalidade implementar ações que possibilitem aos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino público municipal de Russas, o desenvolvimento de competências e habilidades nas disciplinas de Português e Matemática, além de auxiliar na elevação dos resultados nas avaliações em larga escala como SPAECE e SAEB, que funciona como diagnostico da educação no Brasil. Entre as ações, a saber: a avaliação diagnóstica, passo inicial do trabalho pedagógico; as oficinas de letramento e numeramento, as quais abordarão de forma sistemática os conteúdos em que os discentes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem; a formação continuada dos professores, que traz as orientações pedagógicas, auxiliando na elaboração de material didático que será utilizado na aplicação das oficinas; Avaliação da Aprendizagem, que é feita também nos encontros das formações continuadas. O instrumental da pesquisa utiliza- se: questionário aos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Projeto SIPPEM no ano de 2018, questionário aos docentes das escolas envolvidas no Projeto e entrevista com o Coordenador de Matemática da Secretária Municipal de Russas. A análise dos resultados monstra quais as contribuições do Projeto em termos de melhoria na aprendizagem dos estudantes e nos índices que analisam a situação da educação. Além disso, os dados das pesquisas permitem discussões sobre pontos comuns e divergentes que foram relatados pelas partes envolvidas na logística do Projeto.