PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAVENIA ADAIL SILVA VIEIRA LIMA

DISCENTE: RAVENIA ADAIL SILVA VIEIRA LIMA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: PROPPG

FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

Modelagem Matemática; Ensino/aprendizagem; Matemática Financeira; Financiamentos Imobiliários.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A Matemática Financeira é um ramo da matemática que se desenvolveu muito nas últimas décadas por conta do aumento do consumo da população e os seus conteúdos que são importantes na promoção da cidadania e de entendimento do mundo econômico e financeiro. Porém, nas escolas, muitas vezes os conteúdos da Matemática Financeira são abandonados ou enfatizados apenas em fórmulas prontas, utilizando dados sem contextualização que pouco atrae os alunos e não desenvolvem as habilidades básicas da Educação Financeira. Assim, este trabalho propõe a utilização da modelagem matemática no ensino da matemática, objetivando apresentar uma proposta de ensino de Matemática Financeira utilizando Financiamentos Imobiliários voltada para alunos do Ensino Médio. Acredita se que a modelagem matemática aliada à financiamentos auxiliei no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos alunos trabalhar com aplicações de conteúdos matemáticos e simultaneamente aprimorar as capacidades de pesquisa, senso de equipe, além de contribuir para o desenvolvimento da reflexão, da discussão e de crítica.

Interno - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN