GEOMETRIA E LIVROS DIGITAIS: uma abordagem investigativa
Investigação matemática. Livros digitais. Geometria. Formação
docente. Ensino e aprendizagem.
Atualmente, muitas dissertações, diretrizes e parâmetros orientam
e auxiliam a prática docente na procura de um ensino e
aprendizagem eficaz, contudo, ainda são muitas as dificuldades
encontradas. Nesse contexto, defende-se neste trabalho as
investigações matemáticas com o auxílio de livros digitais como
uma ferramenta significativa para a formação de conceitos
geométricos e aprendizagem mais significativa dos alunos. Assim
sendo, o presente trabalho apresenta-se como um estudo sobre o
uso de novas tecnologias no ensino da matemática, mais
especificamente, o uso de atividades investigativas com o uso de
livros digitais como ferramenta para auxiliar no ensino de
geometria. Apresentamos as relações entre os ângulos em uma
circunferência e uma proposta metodológica de como explorar a
geometria de forma investigativa. A aplicação deste trabalho
consolidou-se com alunos do ensino médio do campus Caicó –
IFRN. Nos resultados, observou-se a metodologia como aspecto
facilitador e motivadores da aprendizagem, ressaltando a
importância da utilização de estratégias metodológicas
diferenciadas.