A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OCTAVE NA INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DAS OPERAÇÕES COM MATRIZES NO ENSINO MÉDIO
Matrizes, Octave, software livre, ensino médio.
O presente trabalho tem como objetivo central sugerir uma abordagem aplicada, em gráficos computadorizados bidimensionais, sobre o conteúdo de operações com matrizes, para tanto utiliza-se o software livre Octave como ferramenta no processo de ensino aprendizagem desse tópico, que apesar de relativamente simples, carece de uma abordagem mais significativa no ensino médio. O trabalho procura mostrar como o Octave pode proporcionar um melhor entendimento das operações com matrizes através de interpretações geométricas no plano, isto é, como as operações entre matrizes podem controlar o comportamento geométrico de polígonos e como isso é utilizado na computação gráfica. Dessa forma, espera-se trazer uma maior significância para o conteúdo trabalhado, projetando-se assim melhores resultados no mesmo, bem como a possibilidade de introduzir a tecnologia e noções de programação no currículo dos estudantes e na prática dos docentes do ensino médio.