PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PÉTRICK OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÉTRICK OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:30
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

TORRE DE HANOI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AQUISIÇÃO DO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Torre de Hanói. Ensino de Matemática. Aprendizagem ativa. Lúdico em
sala de Aula.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Na busca por ampliar os conhecimentos acerca dos procedimentos que envolvem a aquisição
do conhecimento científico e do processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa tem
por finalidade investigar o jogo Torre de Hanói como possibilidades de estudo em sala de
aula no ensino de matemática, tendo como objetivo principal mostrar de que maneira a Torre
de Hanói pode ser utilizado a fim de proporcionar um ganho de aprendizado por um viés mais
lúdico e ativo. Além disso, busca-se demonstrar qual o papel do professor durante o processo
da utilização de jogos em sala de aula. Para tal, optou-se por desenvolver uma pesquisa de
campo no Ensino Superior, onde ainda não havia um largo estudo sobre o tema, com o qual
este trabalho pudesse contribuir. Para o desenvolvimento de tal pesquisa, foi realizada uma
aplicação de uma oficina nos primeiros semestres do curso de Licenciatura Plena em
Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Para isso,
foi feita uma pesquisa bibliográfica partindo da definição de Kiya (2014) acerca do aspecto
lúdico como recurso pedagógico e dos pressupostos teóricos de Grando (2000) e Lopes
(2011) sobre o uso dos jogos como um todo em sala de aula, dentre outros. Os resultados
demonstram que, os usos dos jogos matemáticos, como a Torre de Hanói, podem contribuir
significativamente como método de ensino-aprendizagem que possibilita participação ativa e
integrada entre os alunos e professores, facilitando a assimilação das teorias e dos conteúdos,
contribuindo assim, para a aquisição do conhecimento científico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Externo ao Programa - 2996746 - MARIANA DE BRITO MAIA
Externo ao Programa - 2355270 - TONY KLEVERSON NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 21/03/2019 08:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03