TORRE DE HANOI: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AQUISIÇÃO DO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR
Torre de Hanói. Ensino de Matemática. Aprendizagem ativa. Lúdico em
sala de Aula.
Na busca por ampliar os conhecimentos acerca dos procedimentos que envolvem a aquisição
do conhecimento científico e do processo de ensino-aprendizagem, a presente pesquisa tem
por finalidade investigar o jogo Torre de Hanói como possibilidades de estudo em sala de
aula no ensino de matemática, tendo como objetivo principal mostrar de que maneira a Torre
de Hanói pode ser utilizado a fim de proporcionar um ganho de aprendizado por um viés mais
lúdico e ativo. Além disso, busca-se demonstrar qual o papel do professor durante o processo
da utilização de jogos em sala de aula. Para tal, optou-se por desenvolver uma pesquisa de
campo no Ensino Superior, onde ainda não havia um largo estudo sobre o tema, com o qual
este trabalho pudesse contribuir. Para o desenvolvimento de tal pesquisa, foi realizada uma
aplicação de uma oficina nos primeiros semestres do curso de Licenciatura Plena em
Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE. Para isso,
foi feita uma pesquisa bibliográfica partindo da definição de Kiya (2014) acerca do aspecto
lúdico como recurso pedagógico e dos pressupostos teóricos de Grando (2000) e Lopes
(2011) sobre o uso dos jogos como um todo em sala de aula, dentre outros. Os resultados
demonstram que, os usos dos jogos matemáticos, como a Torre de Hanói, podem contribuir
significativamente como método de ensino-aprendizagem que possibilita participação ativa e
integrada entre os alunos e professores, facilitando a assimilação das teorias e dos conteúdos,
contribuindo assim, para a aquisição do conhecimento científico.