PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTÔNIO ECLÉSIO MARTINS GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO ECLÉSIO MARTINS GOMES
DATA: 28/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

O ESTUDO DE FRAÇÕES EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS: UM DIAGNÓSTICO COM ALUNOS DE 6o ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ALTO SANTO – CE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino/aprendizagem. Frações. Matemática.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Em estudos educacionais realizados, em particular os que se referem à Educação
Matemática, tem-se discutido bastante sobre o ensino/aprendizagem de frações no
Ensino Fundamental, referindo-se as dificuldades apresentadas pelos educandos no
estudo desse assunto. A presente pesquisa almeja diagnosticar o cerne da dificuldade
dos alunos no estudo de frações, e propor uma série de atividades didáticas que

possam supri-las na apropriação desse conteúdo. Quanto ao seu delineamento, trata-
se de um estudo quantiqualitativo com perfil de pesquisa-ação, na qual em primeira

etapa, partiu-se de leituras gerais sobre o assunto, usando nesse processo, textos,
artigos, dissertações e livros. As frações estão presentes em nosso cotidiano, que
muitas vezes, passa por despercebida. Elas estão intimamente ligadas com várias
situações do nosso dia a dia. A inserção do estudo das frações no Ensino
Fundamental é considerada de extrema importância para a sequência de conteúdos
destinados as séries finais do nível Fundamental e ao Ensino Médio. Como percurso
metodológico, foram aplicados testes diagnósticos a alunos de 6o anos da rede
municipal de ensino de Alto Santo – CE, para diagnosticar as principais dificuldades
no ensino/aprendizagem de frações, na sequência, após a análise das respostas dos
participantes, propomos a aplicação de uma série didática interventiva, com o intuito
de suprir as dificuldades apontadas. Constatou-se que a maioria dos alunos
pesquisados sentem dificuldades de relacionar um número racional as suas diversas
representações, e também, não conseguem localizar corretamente um número
racional na reta numérica. Conclui-se que existem e continuarão existindo dificuldades
no processo ensino/aprendizagem de frações, bem como, que as frações são de suma
importância para o nosso dia a dia. Só obtemos sucesso no aprendizado da
Matemática, quando temos um trabalho conjunto entre professores e alunos. No
mundo da pesquisa surgem muitos obstáculos, o que nos motiva a continuar, é a
necessidade de ultrapassar essas barreiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo ao Programa - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO
Notícia cadastrada em: 12/03/2019 08:23
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