APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA:A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O
ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS.
Ensino e aprendizagem. Ensino Médio. Função
exponencial. Modelagem Matemática.
O fato de os resultados nos principais indicadores, a
nível nacional e internacional, que tratam da qualidade
da relação ensino-aprendizagem em Matemática no
Brasil apresentar dados preocupantes, fomentou a
busca por alternativas metodológicas para o ensino
deste componente curricular. Em vista disso, a
presente pesquisa tem por objetivo a análise do uso da
metodologia da Modelagem Matemática como uma
alternativa para melhor desenvolver o ensino de
funções exponenciais. E, para o cumprimento desse
objetivo, as informações foram coletadas por meio de
dois questionários: um questionário aplicado a partir
da realização de um experimento com a turma da 1ª
série A, vespertino, da Escola Estadual Aristófanes
Fernandes (EEAF); outro questionário onde os
mesmos estudantes avaliaram o desenvolvimento das
aulas, a metodologia aplicada e fizeram uma auto
avaliação em relação ao que aprenderam do conteúdo
e dificuldades que encontram. Para tanto, foram
utilizadas 04 (quatro) aulas de 50 minutos cada, para
apresentar o conteúdo de funções exponenciais de uma
forma diferenciada, mais próxima da realidade dos
discentes. Assim, foi a partir do experimento
“Despoluição do lago”, que a pesquisa desenvolveu-
se, propiciando a coleta das informações deixadas
pelos alunos na resolução das questões propostas, para
posterior análise. No que concerne à análise dos dados,
esse processo se deu a partir dos conceitos teóricos da
Modelagem Matemática e de observações e
impressões feitas pelo pesquisador. Nessa perspectiva,
concluiu-se que o uso da metodologia proposta é uma
alternativa para otimizar e/ou facilitar o ensino de
funções exponenciais.