PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO MACIEL DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO MACIEL DOS SANTOS SILVA
DATA: 07/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA:A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O
ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem. Ensino Médio. Função

exponencial. Modelagem Matemática.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O fato de os resultados nos principais indicadores, a
nível nacional e internacional, que tratam da qualidade
da relação ensino-aprendizagem em Matemática no
Brasil apresentar dados preocupantes, fomentou a
busca por alternativas metodológicas para o ensino
deste componente curricular. Em vista disso, a
presente pesquisa tem por objetivo a análise do uso da
metodologia da Modelagem Matemática como uma
alternativa para melhor desenvolver o ensino de
funções exponenciais. E, para o cumprimento desse
objetivo, as informações foram coletadas por meio de
dois questionários: um questionário aplicado a partir
da realização de um experimento com a turma da 1ª

série A, vespertino, da Escola Estadual Aristófanes

Fernandes (EEAF); outro questionário onde os
mesmos estudantes avaliaram o desenvolvimento das
aulas, a metodologia aplicada e fizeram uma auto
avaliação em relação ao que aprenderam do conteúdo
e dificuldades que encontram. Para tanto, foram
utilizadas 04 (quatro) aulas de 50 minutos cada, para
apresentar o conteúdo de funções exponenciais de uma
forma diferenciada, mais próxima da realidade dos
discentes. Assim, foi a partir do experimento
“Despoluição do lago”, que a pesquisa desenvolveu-
se, propiciando a coleta das informações deixadas
pelos alunos na resolução das questões propostas, para
posterior análise. No que concerne à análise dos dados,
esse processo se deu a partir dos conceitos teóricos da
Modelagem Matemática e de observações e
impressões feitas pelo pesquisador. Nessa perspectiva,
concluiu-se que o uso da metodologia proposta é uma
alternativa para otimizar e/ou facilitar o ensino de
funções exponenciais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Presidente - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 27/02/2019 12:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03