NSINO DAS OPERAçõES ARITMéTICAS BáSICAS: UMA PROPOSTA DIDáTICA ORIENTADA PELA SEQUêNCIA FEDATHI
Operações Aritméticas Básicas, Adição, Subtração, Sequência Fedathi, ábaco.
O objetivo desta dissertação é a elaboração de uma proposta didática abordando as operações aritméticas básicas: adição e subtração. O público alvo da proposta consiste dos estudantes de cursos de formação inicial de professores em nível médio. A pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo bibliográfico de referenciais teóricos referentes à Educação Matemática e a proposta elaborada envolve o uso de um instrumento matemático histórico - o ábaco - e foi orientada pela Sequência FEDATHI, uma metodologia de ensino que visa uma mudança na postura docente, visando a melhoria da qualidade de ensino e que estrutura-se em quatro fases: Tomada de Posição, Maturação, Solução e Prova. Ao trabalhar as operações de adição e subtração, mesmo com estudantes de nível médio, observamos que muitos deles sabem realizar estas operações, mas, na maioria dos casos, as realizam mecanicamente a partir de algum algoritmo que lhes fora ensinado no Ensino Fundamental, não conseguindo explicar por que tais operações são desenvolvidas daquele modo. Ocorre que os estudantes de cursos de formação inicial de professores em nível médio são potenciais professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, o qual, contempla o ensino destas operações. Acreditamos que utilizando ferramentas apropriadas e aplicando um método mais participativo, onde os questionamentos, os contra-exemplos e a valorização do erro como forma de aprendizagem, possam contribuir para uma maior conscientização da importância de compreender o funcionamento dos algoritmos da soma e da subtração antes de aplicá-los e principalmente, antes de ensiná-los.