PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EUCLIDES NOGUEIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUCLIDES NOGUEIRA NETO
DATA: 22/03/2019
HORA: 08:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

CONTEXTUALIZAçãO DE CONCEITOS MATEMáTICOS:

possibilidades e desafios.


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática; Contextualização; Educação Básica


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O Brasil não tem alcançado bons resultados nos índices de aprendizagem dos
nossos alunos, fato esse comprovado em 2009, quando da realização do Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Brasil figurou no cenário mundial em
53o lugar num grupo de sessenta e um países avaliados, no que se refere à
Matemática. Em 2012, um novo resultado foi divulgado e a posição do Brasil
melhorou um pouco, dos 65 países avaliados, o Brasil ficou na 58a posição com 391
pontos alcançados em Matemática e o mais recente resultado colocou o Brasil na
66a posição dentre os 70 países avaliados. Com o resultado atual fica claro que
ainda não estamos alcançando o esperado no que se refere à qualidade do ensino
de Matemática em nosso país.
Nos outros principais exames de avaliação de aprendizagem tais como Saebe,
Spaece, dentre outros, as médias obtidas são muito baixas se comparadas à
resultados de outros países com desenvolvimento semelhante ao Brasil. Tem-se
percebido nitidamente que a aprendizagem dos alunos brasileiros em Matemática
tem sido insatisfatório principalmente quanto à capacidade de interpretação de
textos matemáticos. Um dos grandes vilões para realização do Exame Nacional do
Ensino Médio - ENEM, tem sido exatamente a quantidade de informações em um
único item que precisa ser interpretado a fim de que questão seja corretamente
resolvida, fato esse que ocorre também em outros exames de escala nacional e que
tem preocupado o Brasil como um todo e principalmente nós professores de
Matemática, pois estamos percebendo que o trabalho não está no caminho certo e
que algo precisa ser feito para mudar essa realidade. Esse trabalho tem por objetivo
geral identificar as dificuldades encontradas nas práticas pedagógicas de um grupo
de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio sob a utilização como
ferramenta de ensino de um fazer matemático contextualizado, bem como o
conhecimento desses professores sobre a problemática abordada: contextualização.
A metodologia utilizada nesse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual
foi realizado um levantamento de dados sobre práticas ou opiniões atuais dos
professores de Matemática envolvidos na pesquisa, através de questionários,
entrevistas e observações, levando-se em consideração a questão da
contextualização dos conteúdos matemáticos e as dificuldades enfrentadas. Os
resultados mostram que os professores que ensinam em séries iniciais enfrentam

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menos dificuldades em contextualizar a Matemática, em despertar o interesse dos
seus alunos pela aula, se comparamos com as opiniões dos professores que
lecionam em séries finais, principalmente no Ensino Médio.
Ao longo desse trabalho a problemática do ensino de Matemática será amplamente
discutida e sugestões serão dadas para um ensino mais interativo, que proporcione
ao aluno um melhor aprendizado e uma maior satisfação quanto aos seus estudos.
Espero poder despertar, ou pelo menos incentivar, um novo momento para a
Matemática em que o aluno se sinta parte dela e a use como ferramenta do seu dia
a dia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Interno - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo ao Programa - 812.203.164-15 - FRANCELIZA MONTEIRO DA SILVA DANTAS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/02/2019 10:38
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