USO DAS AVALIAçõES EXTERNAS COMO SUPORTE PEDAGóGICOS NA MELHORIA DO ENSINO DE MATEMáTICA NA
EEF DULCINEA GOMES DINIZ – ITAIçABA - CE
Ensino de Matemática, Motivação, Trabalho em grupos.
Atualmente lecionar Matemática no Ensino Fundamental I é um desafio, visto que os professores sendo polivalentes, na maioria das vezes, encontram dificuldades no tocante ao processo de ensino-aprendizagem de alguns componentes curriculares. Relatamos um experimento desenvolvido na E.E.F. Dulcinea Gomes Diniz em Itaiçaba-CE, mostrando as contribuições que as devolutivas das avaliações externas fornecem para o ensino-aprendizagem, e partindo desse conhecimento, fazer os redirecionamentos necessários para atingir seus objetivos, no caso da Escola em questão, uma educação de qualidade para todos. A proposta foi elaborada tendo como base amatriz curricular do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará- SPAECE, para um período de dois anos. Para a comprovação dos resultados utilizou-se os próprios resultados do SPAECE nos referidos anos.