FUNDAMENTANDO A MATEMÁTICA UTILIZADA POR PEDREIROS DE ICAPUÍ-CE NA CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA
Etnomatemática. Pedreiro. Conhecimento. Construção.
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar o domínio do conhecimento matemático formal utilizado pelo pedreiro na construção de uma residência, na comunidade da placa em Icapuí-CE. Nesse sentido, pretende-se compreender o que seja etnomatemática e seus pressupostos e ainda, a relação etnomatemática utilizada pelo pedreiro no exercício da função e compreender os processos que são utilizados, na prática, para calcular e medir quando da construção. Para atingir aos objetivos, fez-se uso de teóricos como D’AMBRÓSIO (2005), PIRES (2005), PCN (1998) entre outros e ainda, pesquisa de campo através de observação in loco, anotações e verificação da prática matemática do pedreiro e a matemática formal escolar e assim perceber a importância do conhecimento cultural da matemática por parte de profissionais que o adquiriram ao longo do tempo. A pesquisa discute o conhecimento etnomatemático e importância desse conhecimento quando da construção de uma residência.