PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO ROBERTO DE OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO ROBERTO DE OLIVEIRA
DATA: 07/12/2018
LOCAL: PROPPG

O USO DE MATERIAL LÚDICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ABORDANDO A ÁREA DE RETÂNGULOS COM A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA ESCOLA

Geometria, figuras planas, aprendizagem e contextualização.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A Geometria plana é um componente curricular essencial ensinado nas escolas de Educação Básica do estado do Ceará e nos demais estados, presente na reforma do Ensino Médio proposta pelo MEC recentemente. Ela ajuda a desenvolver um olhar crítico para a sociedade, sendo muito aplicada na prática em nosso cotidiano, como duplicações de ruas, faixa de pedestre, ciclovias, como mudança na mobilidade urbana, modificando a malha viária da cidade entre outros e, aplicada na prática de diferentes atividades humanas: engenharia, agricultura, pecuária, comércio, artes. Por esta razão esta dissertação aborda a preocupação do docente em experimentar alternativas de trabalho que permita estimular o ensino e a aprendizagem de Geometria Plana por meio de novas estratégias, objetivando promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos de área de retângulos, anexando uma contextualização e significação das mesmas de maneira a facilitar a aprendizagem dos discentes. O foco principal do trabalho é despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento geométrico e desenvolver e melhorar habilidades matemáticas relacionadas a situações do dia-a-dia. As estratégias de ação incluíram o uso de instrumentos de medidas em várias escalas e material concreto visando o aprendizado lúdico, construindo os conceitos necessários para realização das atividades não apenas em sala de aula como fora de sala de aula.

Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA
Externo à Instituição - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Interno - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Notícia cadastrada em: 13/11/2018 08:16