PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ LAÉCIO PIMENTEL

DISCENTE: JOSÉ LAÉCIO PIMENTEL
DATA: 31/08/2018
LOCAL: PROPPG
TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA: USO EM SALAS DE AULA DO
 ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ

Técnicas de Demonstração Matemática. Aprendizagem. PCNE

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertação teve por objetivo geral refletir sobre a utilização das Técnicas de Demonstração Matemática em salas de aula por professores do Ensino Médio de Escolas Públicas do Ceará. Este trabalho iniciou-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, embasou-se através dos estudos de Fossa (2009), Pinedo (2011), Caputti e Miranda (2017), dentre outros. Realizou-se também um estudo de caso, os dados foram levantados a partir de cinco perguntas de um questionário aplicado a dez professores de Matemática de oito escolas da Rede Pública de ensino do estado do Ceará. Dada à relevância e abrangência do tema, considera-se que há muito que ser abordado a este respeito. Afinal, demonstrar uma proposição em Matemática requer uma boa dose de experiência, pois existem regras e técnicas que são fundamentais nesta tarefa. Logo, desmitificando o academicismo do conteúdo, este também é uma meio eficaz para promover aprendizagens no Ensino Médio. Portanto, comprovou-se que este é um conteúdo razoavelmente utilizado nas aulas dessa etapa educacional. Os dados revelaram que os professores mostram-se conscientes que as Técnicas de Demonstração Matemática poderiam contribuir de forma mais produtiva e significativa se fossem mais utilizadas em diferentes turmas e níveis de ensino. O academicismo do tema, muitas vezes nos leva a crer que é uma temática de nível superior e muito avançada para o Ensino Médio, um equívoco. Assim, observou-se ao longo da pesquisa que os professores estão em sintonia quanto à relevância de se incluir e/ou utilizar alguma Técnica de Demonstração Matemática no Ensino Médio. Dessa forma, eles também mostram que a utiliza quando se faz pertinente, porém não utilizam mais por observar que seus alunos apresentam limitações de compreensão de alguns conhecimentos matemáticos básicos. Conclui-se que os professores e o currículo escolar precisam e devem fazer uso das Técnicas de Demonstração Matemática para tornar o ensino-aprendizagem mais eficaz ao produzir conhecimento, ao instigar a mente dos seus alunos, utilizando os conteúdos e as diferentes metodologias de aprendizagem de forma produtiva, significativa e eficiente.

Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 1545550 - ANTONIO RONALDO GOMES GARCIA