PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SÉRVULO PAZ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRVULO PAZ DE OLIVEIRA
DATA: 13/07/2018
HORA: 09:30
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos, Resolução de problemas, Raciocínio lógico-dedutivo,
Ensino de matemática.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

A elaboração deste trabalho tem como objetivo principal apresentar as vantagens da
utilização dos jogos no ensino de matemática, procurando estabelecer a relação
existente entre os mesmos e a aprendizagem de novos conhecimentos matemáticos,
através do desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo, essencial na
aprendizagem. Procurou-se ressaltar o papel pedagógico dos jogos quando da
exploração e aplicação de conceitos matemáticos através da elaboração de
estratégias de resolução de problemas. A utilização dos jogos no ensino de
matemática favorece a aprendizagem por se tratar de uma atividade que ocorrer de
uma forma mais descontraída, o que estimula a concentração, fazendo com que o
aluno tenha um maior envolvimento, o que possibilita o desenvolvimento de
habilidades pessoais propícias à resolução de problemas. Procurou-se mostrar que
a utilização dos jogos no ensino de matemática traz para o aluno uma maior
motivação, fazendo com que o mesmo passe a ser um elemento ativo do seu
processo de ensino aprendizagem. Finalmente, mostrou-se através da utilização de
dois jogos de tabuleiro e um quebra-cabeça, de que maneira o aluno poderia
vivenciar situações matemáticas e de que forma poderia utilizá-los como aliados na
aquisição de conhecimentos matemáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Notícia cadastrada em: 05/07/2018 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01