PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MAYKEL SAMUEL MARINHO CÂMARA

DISCENTE: MAYKEL SAMUEL MARINHO CÂMARA
DATA: 29/01/2018
LOCAL: PROPPG

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA APRESENTANDO A FUNÇÃO DE EULER NO ESPAÇO COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Geometria. Trigonometria. Função Trigonométrica de Euler. Geometria
Espacial. GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O ensino da matemática tem se tornado cada dia mais desafiador. Para o discente, o estudo convencional pode ser muitas vezes desestimulantes, principalmente quando se trata de assuntos difíceis de se transmitir utilizando as imagens estáticas do livro didático ou do quadro. A geometria e a trigonometria são exemplos de conteúdos que exigem muita imaginação da parte do aluno, seus ensinos, na prática, trazem muitos resultados superficiais.
Para o professor, tanto é complicado transmitir esse tipo de conteúdo como gerenciar o aprendizado do aluno. Ao explorar a imaginário, não há como certificar-se que o aluno fez mentalmente a projeção correta. Outro grande desafio é poder tornar o ensino-aprendizagem mais atrativo. É muito complicado concorrer pela atenção e interesse do aluno, contra todos tipos de entretenimentos digitais modernos, utilizando apenas os métodos convencionais. Faz- se necessário que o docente também faça uso dos benefícios da tecnologia a fim de proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, esse trabalho traz um estudo matemático da trigonometria. Onde identifica alguns problemas em relação à abordagem convencional do conteúdo, e propõe uma abordagem alternativa partido da Função Trigonométrica de Euler, apresentando-a como uma função da geometria espacial utilizando a ferramenta de software computacional GeoGebra.

Externo à Instituição - CLAYTON MACIEL COSTA - IFRN
Presidente - 1673887 - ELMER ROLANDO LLANOS VILLARREAL