A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E O ENSINO MÉDIO
Sequência de Fibonacci; Ensino Médio; Leonardo Fibonacci; Cotidiano; Propriedades; Questões de provas anteriores.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Sequência de Fibonacci, entretanto orientando nosso olhar a sua ligação com conteúdos matemáticos referentes ao ensino médio, haja vista a pouca abordagem desse tema em livros didáticos. Para esta investigação foi traçado como objetivo geral, estimular ainda mais o estudo da sequência de Fibonacci, principalmente, quanto ao seu envolvimento ao conteúdo de sequências visto no 1º ano do ensino médio, ligeiramente perseguido dos seguintes objetivos específicos: apresentar a sequência de Fibonacci juntamente com a biografia do seu criador; identificar as relações da sequência de Fibonacci com os fenômenos da natureza; identificar e demonstrar algumas propriedades matemática envolvidas na sequência de Fibonacci; e identificar os conteúdos de matemática do ensino médio em que o estudo da sequência de Fibonacci pode ser utilizado. Nossa inquirição é de caráter exclusivamente bibliográfico, onde para sua realização, destacamos a busca de auxílio em leituras de autores como ÁVILA (1985) e CARVALHO (1990). As leituras nos conduziram há ressaltar um pouco sobre a história do matemático Leonardo Fibonacci, o qual, por meio de um problema deixado em um de seus livros, foi quem deu início a descoberta da sequência de Fibonacci. Em seguida, é apresentado o envolvimento da sequência de Fibonacci com o cotidiano dos alunos, principalmente, quanto à ligação com a natureza. Também é apresentado algumas propriedades inerentes a sequência, verificando quais conteúdos matemáticos estão envolvidos no seu estudo. Por fim, em tentativa de comprovar a relevância de repassar o conteúdo sobre a sequência de Fibonacci, são expostas algumas questões de provas anteriores referentes à OBM, OBMEP, concursos e seleções de vestibulares.