PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA
DATA: 24/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: PROPPG
TÍTULO:

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DAS QUESTÕES DOS NÍVEIS 1 E 2 DA PRIMEIRA FASE DA OBMEP SOB UMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


PALAVRAS-CHAVES:

OBMEP. Resolução de Problemas. Ensino de Matemática.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) vem se

estabelecendo como uma das mais importantes políticas públicas da Educação

Básica. Estando presente em quase cem por cento dos municípios brasileiros –

atingindo o seu ápice em 2010, com uma participação de 19.665.928 estudantes, se

tornando a maior olimpíada de matemática do mundo – ela age diretamente no

sistema de ensino e influencia as avaliações de larga escala, como é o caso da Prova

Brasil, influenciando indicadores como o IDEB. Com uma proposta pautada no

desenvolvimento do gosto dos estudantes pela aprendizagem em Matemática e na

busca por jovens talentos, essa olimpíada é um campo fértil para se colocar em prática

os estudos e técnicas de Resolução de Problemas. O método heurístico ou método

de Polya para a resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica

importante para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino de

matemática. Sob essa perspectiva, torna-se relevante procurar compreender de que

forma a OBMEP pode ser trabalhada através de uma perspectiva de resolução de

problemas, bem como avaliar se ela vem cumprindo o seu papel e se os pontos lá

apresentados se adequa ao nível dos discentes. Este trabalho fundamenta-se

principalmente nas produções de George Polya (1995), para os métodos de resolução

de problemas, e nos dois primeiros parâmetros da Teoria Clássica dos Testes (TCT),

para o levantamento da pesquisa. A metodologia utilizada nessa dissertação inclui

análise de dados e conteúdo. O estudo foi feito considerando-se uma amostra de 184

estudantes do sexto ao nono ano de uma escola pública de uma cidade interiorana do

Estado do Rio Grande do Norte, e trata da análise da Primeira Fase da OBMEP de

2016, nos Níveis 1 e 2.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1412720 - ANTONIO GOMES NUNES
Interno - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO
Externo ao Programa - 041.841.154-97 - CÉLIA MARIA RUFINO FRANCO - UFCG
Notícia cadastrada em: 24/02/2017 11:29
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