PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOELMIR ESTACIO DE FREITAS

DISCENTE: JOELMIR ESTACIO DE FREITAS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: PROPPG

ENSINO DE FUNÇÕES DE 1º E 2º GRAU: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM O USO DO GEOGEBRA

Funções, Função de 1º grau, função de 2º grau, Software GeoGebra.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino das Funções de 1º e 2º grau utilizando o software GeoGebra para uma melhor compreensão do tema. É fato falar sobre a inserção das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem nos dias atuais, porém, observamos que na prática escolar ainda existe pouca utilização destas no ensino da matemática. Para isso, buscamos compreender a história do conceito de função e os aspectos pedagógicos relacionados com a matriz de referência do SAEB. A proposta de ensino foi desenvolvida por meio de uma sequência didática que auxiliará os professores no desenvolvimento do tema, Funções de 1º e 2º grau, com suas turmas. O uso do GeoGebra torna as aulas mais atraentes, fazendo assim, com que os alunos participem mais das aulas. As aulas com o GeoGebra facilita o aprendizado dos conceitos e principalmente a verificação do comportamento do gráfico das funções de 1º e 2º grau mediante a variação dos coeficientes da função, além de ser uma ferramenta que auxilia os alunos na obtenção de habilidades e competências.

Presidente - 2605644 - ODACIR ALMEIDA NEVES
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES