O USO DE QUEBRA-CABEÇAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO DE POLÍGONOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Exame, qualificação
Neste trabalho, foi realizadoum estudo sobre polígonos com o apoio de quebra-cabeças. A minha vasta experiência em sala de aula lecionando matemática no ensino fundamental e médio, nas escolas públicas por mais de vinte anos foi fator determinante para a realização desta obra. Vários quebra-cabeças foram selecionados de acordo com o seu grau de importância, dentre eles temos: o tangram, a dissecção de polígonos ou quebra-cabeças bidirecionais, os quebra-cabeças construídos com palitos ou canudinhos e o geoplano. Para cada jogofoi adaptado um exercício específico que se encaixaria na medida em que o conteúdo fosse sendo apresentado, sempre respeitando a realidade de cada um, seu nível de conhecimento, de percepção e de raciocínio lógico, de modo que o professor se colocaria como intermediador entre o sujeito e o objeto, mantendo sempreum diálogo pedagógico para que todos ficassem bem a vontade para fazerem suas próprias descobertas e construírem conceitos geométricos. Foramapresentadas também junto às atividades propostas algumas formas de avaliar os alunos como, por exemplo: a participação na construção das figuras, suas argumentações e observações e principalmente, suas habilidades para expor hipóteses e resolver problemas.