PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JERÔNCIO FERNANDES DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERÔNCIO FERNANDES DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 14/12/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
TÍTULO:

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA: UMA COLETÂNEA DE ATIVIDADES.


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática, Ensino, Coletânea de Atividades.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

O uso da História da Matemática como ferramenta didática ainda não é algo comum nas escolas brasileira, mesmo com a intensificação do debate entorno desta possibilidade, depois década de 1980, com o surgimento e fortalecimento do movimento da Educação Matemática, que luta por melhorias no ensino desta disciplina, apresentado novas alternativas de abordagens, entre elas a História da Matemática. Neste contexto o que pretendemos nesse trabalho é apresentar uma possibilidade didática para o ensino de matemática, tomando como referencial a História da Matemática. Pois consideramos que conhecer a história dos conteúdos trabalhados em sala de aula proporciona aos alunos a descoberta do conhecimento através de uma investigação, o que faz da História da Matemática não apenas um elemento motivador nas aulas, mas também um instrumento de construção do conhecimento, no momento que instiga os alunos a solucionar as indagações que normalmente fazem sobre conceitos e teorias da matemática. Para alcançar o desejado, optamos por nos dedicar, no primeiro momento, a conhecer como a História da Matemática se constituiu no mundo e no Brasil, depois decidimos realizamos um levantamento junto aos professores de matemática de Mossoró, no intuito de analisar vários fatores relacionados às aulas de matemática, entre este os mais importantes era verificar se os professores conheciam e utilizava a História da Matemática como recurso didático, e qual a sua disponibilidade a essa alternativa de ensino. Por meio deste levantamento ficou claro que, embora acreditasse que o ensino por meio da História trouxesse benefícios a aprendizagem, poucos utilizavam essa alternativa, foi então que decidimos propor como produto final deste trabalho, uma coletânea de atividades de matemática de cunho histórico, que compilamos de outros autores, para colaborar com professores abertos a inovar em suas aulas de matemática. Acreditamos que ao disponibilizar um material organizado, em que os professores encontram vários assuntos do currículo escolar sendo abordados por meio do viés histórico, estamos contribuindo para inserção desta alternativa didática nas escolas. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEKSANDRE SARAIVA DANTAS - IFRN
Presidente - 1809354 - ANDREA MARIA FERREIRA MOURA
Interno - 1506753 - WALTER MARTINS RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 30/11/2016 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02