PPGMat PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: COSME WEDSON BEZERRA FERNANDES

DISCENTE: COSME WEDSON BEZERRA FERNANDES
DATA: 07/07/2016
LOCAL: Salas de aula da Pós-Graduação

O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA ATRAVÉS  DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Resolução de problemas. Análise Combinatória. Ensino; Aprendizagem. Ensino de matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A Análise Combinatória é aplicada em vários contextos e muitas áreas. Na atualidade, ela desempenha papel fundamental na criptografia, já que com o advento da comunicação eletrônica, o sigilo nas trocas de mensagens é primordial, principalmente no uso da internet e das transações financeiras. Diante as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na resolução de problemas em Análise Combinatória, buscamos em documentos oficiais e alguns pesquisadores uma proposta de ensino que proporcione uma aprendizagem significativa. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas, em que os conceitos e definições de análise combinatória sejam apresentados após a resolução de problemas geradores. Bem como edificar todo o ensino em análise combinatória nos princípios básicos (aditivo e multiplicativo), sendo as fórmulas consequências naturais destes princípios. Para que isso se concretizasse fizemos uma pesquisa bibliográfica, com estudos que mostram a concepção do ensino através de resolução de problemas. Diante dessa perspectiva, elaboramos uma sequência de problemas que levaram aos conceitos, definições e propriedades da Análise combinatória. Essa abordagem é baseada nos parâmetros curriculares nacionais, que tem no problema o ponto de partida para a atividade matemática. No primeiro capítulo, apresentamos referências que mostram que a resolução de problemas deve ser a peça central para o ensino de matemática, ou seja, o ponto de partida para o desenvolvimento do raciocínio. No segundo capítulo, apresentamos alguns aspectos da história da análise combinatória, bem como a contribuição de muitos matemáticos e muitas civilizações. Os capítulos três e quatro estruturam a proposta de ensino de análise combinatória através da resolução de problemas. Cada conceito e propriedade só são apresentados após a resolução de problemas motivadores, as fórmulas são deduzidas a partir do raciocínio usado para solucionar os problemas geradores. O trabalho mostra que é possível desenvolver os conceitos e definições em Análise Combinatória através da resolução de problemas. O processo de ensino e aprendizagem em análise combinatória se torna mais dinâmico quando é feito através da resolução de problemas, pois essa metodologia desenvolve o raciocínio, a criatividade e autonomia dos alunos.

Presidente - 1900213 - MAURICIO ZULUAGA MARTINEZ
Externo ao Programa - 1806322 - FABIANE REGINA DA CUNHA DANTAS ARAUJO